Estrago das chuvas no Batatal. Podemos fazer alguma coisa?

Desmoronamento do Barulho

Baseado na ideia de que pessoas conectadas podem colaborar na solução de problemas de modo cooperativo, gostaríamos de contactar conhecimento para identificar os problemas relacionados à ocupação humana e à geologia que impeçam novos desastres e ajudar a atuar de maneira preventiva na realidade retratada nas fotos e cuja descrição vai abaixo.

As chuvas fizerem estrago também em Lima Duarte. No Batatal, em alguns lugares, houve desabamento de parte da rua, colocando em risco as casas de moradores.

Em outros, as mamonas da margem do ribeirão deixaram à mostra toda a sujeira jogada pela população.

Curioso é que o desmoronamento de uma parte do barranco, perto da pedreira, deixou à mostra o calçamento feito à época da ferrovia.

comentários

  • Marco Antonio | 5 de janeiro de 2012 às 17:41 | Responder

    Será muito difícil a recuperação, haja visto que dependerá de investimento em contenção da encosta.
    Há muito tempo tem-se alertado da necessidade de proteger a base do aterro, tal qual fez a E.F.C.B, com o muro de pedras!! Os deslizamentos de terra aí são frequentes… Sou a favor de remoção das residências para local mais apropriado!!

    • candeia | 6 de janeiro de 2012 às 14:23 | Responder

      Acho que é a solução mais barata e, do meu ponto de vista, também mais viável, mas politicamente exige comprometimento sério das autoridades. Abraços. Rafael.

Deixe um comentário

Enviar comentário »