Jovens limaduartinas vivenciam encontro sobre comunicação, em Vitória

535924_712764162153061_1936992339652060712_n

Por Ingridy Almeida e Ana Lidia Resende

16 jovens de toda a região sudeste se reuniram nos dias 26, 27 e 28 de Setembro em Vitória – ES para debaterem as novas propostas da Rede Nacional de Jovens e Adolescentes Comunicadores – RENAJOC para os próximos anos, e nós também estávamos lá, dispostas a compreender melhor os ideais e propostas da Rede. O encontro foi promovido pela RENAJOC em parceria com a Viração Educomunicação e reuniu adolescentes, jovens e adultos da região.
A RENAJOC faz intervenções sociais em parceria com instituições de vários lugares do Brasil, tendo com principal apoiadora a Viração Educomunicação. Aqui em Lima Duarte as ações acontecem com o apoio do Instituto Candeia de Cidadania.
Fazia calor na capital capixaba, mas nem o clima quente e nem as longas horas de viagem deixaram os jovens participantes desanimados. E às treze horas da sexta, juntávamos todos na sala do Hostel para que pudéssemos enfim começar os trabalhos. Durante os três dias participamos de oficinas, dinâmicas, conversas, debates e uma intervenção on-line via Skype com o Fórum das Juventudes da Grande BH – em um enriquecedor diálogo sobre a Plataforma Política: Juventudes Contra violência (forumdasjuventudes.org.br)
Foi possível entendermos mais sobre a comunicação em seus vários meios e sobre a democratização da mesma. A RENAJOC luta pela democratização da mídia. Dentre os planos para os próximos anos estão intervenções com o apoio das escolas e dede algumas ONG’s e Secretarias de Educação, o fortalecimento de laços entre os membros da rede, a criação de um estatuto próprio e o uso das redes sociais, como blog e outras redes de acesso da Rede. ( Facebook, Twitter, ISSUU).
Para Débora Paulino, adolescente de Sud Mennucci – SP foi empolgante participar do encontro, ela diz que foi uma das melhores experiências de sua adolescência e afirma: “Em todos os dias que participei das atividades me empolguei, senti uma força tão grande de conhecimento, me enchi de orgulho só de pensar que estava lá, junto com todas aquelas pessoas, aprendendo a me comunicar.”
Na verdade, todos nós saímos de lá mudados. Ou melhor, renovados. Cheios de idéias novas e de vontade de usar melhor essa nossa arma – a comunicação. Fazer parte do encontro, se sentir parte da rede, foi incrível! Foi possível entender melhor os meios e lugares onde a Renajoc, a Viração e a Agência Jovem de Notícias acontecem. Conhecer aquelas novas pessoas, reencontrar algumas. Na verdade, a gente já está ansiosa para o próximo – e que seja logo! Porque fazer parte de uma rede de comunicadores traz à tona uma vontade imensa de poder fazer mais pela nossa cidade e pelo país e de mostrar a mais gente essa rede incrível!
Sobre O DIA “C”
Dia Nacional da Juventude Comunicativa. Esta é uma iniciativa da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s – RENAJOC, mas que qualquer pessoa, organização e movimento pode tomar para si essa campanha em favor do Direito Humano a Comunicação de Adolescentes e Jovens. O dia 17 de outubro – Dia Nacional da Democratização da Comunicação – passa a ser também o nosso dia e será marcado por atividades em várias cidades de todo o Brasil protagonizadas por adolescentes e jovens.
Em Lima Duarte, atuamos em Ibitipoca com os alunos do primeiro ano do ensino médio onde apresentamos a rede, mostramos os vídeos da Viração e da RENAJOC, falamos sobre nossa viajem a Vitoria e fizemos um World café.

Links:

http://www.agenciajovem.org/wp/

http://www.viracao.org/

http://renajoc.org.br/

Deixe um comentário

Enviar comentário »